“VOCAÇÃO DOM DO AMOR DE DEUS”

 

A vocação é sem dúvidas um dom, um dom que surge do amor de Deus por todos nós. Há aqueles que Deus chama para constituir uma família, há aqueles que Deus chama para ajudar em alguma comunidade religiosa entre outras, mas há aqueles que Deus chama para cuidar do seu povo com o carinho de pastor. A vocação é o fruto de um grande e profundo discernimento pessoal, através de uma experiência de um verdadeiro encontro com o mestre. Uma oferta a Deus, oferecendo-o tudo aquilo que somos e que trazemos em nosso coração. Um serviço, sinal do amor de Deus para com seu povo, colocando-se a serviço de todos com o verdadeiro espirito de caridade, como dizia Dom Luciano Mendes “A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa.” A vocação é um serviço generoso e gratuito, Deus planta a semente da vocação no coração de cada pessoa humana, basta cada um cultivar e cuidar para que floresça e dê grandes frutos.

Testemunho vocacional – Saulo

Saulo Matusalém Ribeiro, nascido em 12 de dezembro de 2002, filho de Geraldo Magela Ribeiro e Maria do Carmo dos Prazeres. Residente à Rua Presidente João Goularte, da Comunidade do Bom Jesus das Flores, Taquaral. Seu chamado vocacional vem um pouco mais tarde aos 16 anos. Antes, seguindo exemplo de seu pai, pensava em seguir a carreira militar. Entrou para o grupo de coroinhas em 2015, sentiu o chamado do senhor em uma missa em 2017 servindo como coroinha. Um amigo lhe apresentou o seminário e o convidou para o encontro do SAV (Serviço de Animação Vocacional) em 2018 que lhe ajudou muito no processo. No ano seguinte participou da Semana Vocacional, no qual foi aprovado para ingressar no Gov externo (Grupo de Orientação Vocacional) que cultivou ainda mais sua semente vocacional, que o ajudou a conhecer e compreender a espiritualidade do bom pastor. Foi convidado para participar do grupo de Jovens Missionários em sua comunidade de origem, onde fez muitas amizades. Em 2021, mudou-se para Mariana, para os estudos da etapa do propedêutico, onde morou um ano e atualmente está na Etapa do Discipulado no 2º de filosofia, aprendendo a se tornar discípulo para depois, configurar-se ao mestre. A vocação em minha vida é um reflexo do amor de Deus para comigo, mesmo não sendo digno.

 

Testemunho vocacional – Nillo

Nillo da Silva Neto, nascido em 05 de maio de 1999, filho de Eder da Silva e Irani Martins Mendes da Silva. Residente à Rua princesa Isabel, Alto da Cruz, da Comunidade Matriz da nossa Paróquia. Seu chamado vocacional vem desde cedo. “Recordo que, quando mais novo, falava em ser padre, tanto que eu brincava de celebrar a Missa com meus irmãos, fazíamos procissões etc. Minha família sempre participava das Celebrações da Missa e íamos todos juntos, desde pequenos. Toda semana tinha o grupo de reflexão do qual nós participávamos, pois era um momento de juntos, em comunidade, rezarmos e meditarmos a palavra de Deus, e pelo que me lembro e me contam, eu gostava de falar bastante na hora das partilhas. Vejo isso como semente de Deus que estava sendo plantada no meu coração. Não obstante as dificuldades pelas quais passamos ao longo da vida, eu sempre via a presença de Deus agindo na minha família e que em algum momento isto daria frutos. Houve um dia, por volta dos meus 12 anos, participando de uma Missa, hoje Dom Eudes, na época nossa pároco, perguntou-me durante a Missa se eu já havia pensado em ser padre, diante da timidez não respondi nada. Em 2016-2017, já no Ensino Médio, algumas interrogações começaram a aparecer e em, 2017, ano em que concluiria o Ensino Médio, o desejo do sacerdócio foi reavivado de tal forma que não soube muito bem como reagir. Nisto, procurei meu pároco, na época Pe. Luiz Carlos, que me acolheu e me enviou aos encontros vocacionais da Arquidiocese, a fim de que eu pudesse iniciar este processo de discernimento vocacional, a fim de escutar a voz de Deus.

Em 2018, já tendo concluído o Ensino Médio, dos dias 02 a 08 de Janeiro, fui para o Seminário em Mariana, para a realização da Semana Vocacional, feita por todos aqueles que desejam ingressar no seminário. Foi uma semana fantástica da presença de Deus, cujo tema foi “Senhor, chamaste-me aqui estou”. Eu sabia que se fosse aprovado na Semana vocacional, em fevereiro eu já mudaria para o Seminário. Foi também uma semana tensa porque muitas coisas poderiam mudar a partir daí. Nesta semana, fiz amizades, rezei, diverti e mais que tudo deparei-me comigo mesmo para rezar minha vida e vocação. No dia 8 de janeiro, com muita alegria no coração, recebi, através do Pe. Euder, minha aprovação para o ingresso no seminário. Uma alegria que não cabia no peito! Foi uma sensação inexplicável do agir de Deus em minha vida. Toda a minha família se alegrou comigo, demonstrando apoio e gratidão.

Em 2 de fevereiro de 2018, segui para Barbacena, onde cursei o Propedêutico, primeira etapa do Seminário, com estudos e aprofundamento da vocação. Em 2019, mudei-me para Mariana, cursando a filosofia na Faculdade Dom Luciano Mendes, vivendo, concomitantemente a Etapa do Discipulado, buscando conhecer o Mestre, tornando Dele discípulo. Concluí esta etapa em 2021. Em 2022, segui para os estudos Teológicos, Etapa da Configuração, sendo admitido como candidato às ordens sacras (22/02/2022). Atualmente, curso o 3ºano de Teologia. Enfim, por tudo isso sou grato a Deus pelo que Ele faz e ainda continua fazendo em minha vida, buscando sempre servir e entregar-me, fazer-me tudo para todos, conforme a graça e vontade Dele em minha vida.

Se você jovem tem o desejo de realizar a experiência vocacional, não tenha medo de buscar discernir qual a vontade de Deus para sua vida. Entre em contato conosco, através do pároco, do seminarista, ou alguém que possa lhe ajudar nesta aventura vocacional.